A origem de oração do Angelus
A oração do Angelus é uma das mais importantes e tradicionais para nós católicos, que relembramos do nascimento de Jesus Cristo, nosso Salvador, e ao mesmo tempo relembramos a fé e humildade de Maria que aceitou o pedido de Deus levado pelo Arcanjo Gabriel.
O Nome “Angelus” é dado devido ao Arcanjo Gabriel que trouxe o anúncio de que Nossa Senhora seria a Mãe de Jesus Cristo. O Sim de Maria dá cumprimento ao anúncio dos profetas: “Uma Virgem conceberá e dará à luz o Salvador“.
Este é um dos momentos mais importantes para nós pois é um momento crucial na história da salvação trazida por Deus através de seu filho, ou seja, por isso é extremamente importante orarmos o Angelus.
Quando o Angelus deve ser orado ?
O Angelus é tradicionalmente orado às 6h da manhã, ao meio-dia (12h) e às 18h, sendo muito comum em algumas comunidades católicas os sinos badalarem nestes horários para relembrar do compromisso, com a tradicionalmente conhecida “hora da Ave-Maria”.
Como rezar o Angelus ?
O Ângelus é composto por três invocações, cada uma com a sua resposta, e as três juntas descrevem o mistério da Encarnação de Jesus Cristo. As invocações são acompanhadas de uma jaculatória, uma breve oração e três Glórias.
Oração
Invocação: O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
Resposta (Todos): E Ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria…
Invocação: Eis aqui a escrava do Senhor.
Resposta (Todos): Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.
Ave Maria…
Invocação: E o Verbo Divino se fez carne.
Resposta (Todos): E habitou entre nós.
Ave Maria…
Invocação: Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
Resposta (Todos): Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos.
Infundi, Senhor, como Vos pedimos, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por Sua Paixão e Cruz, à glória da Ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. (3x)